sexta-feira, 24 de abril de 2009

SIMONE DE BEAUVOIR PELO SINDICATO DE POESIA

Enviado pelo Dr. Henrique Barreto Nunes:

Memórias de uma Menina Bem-Comportada

Sindicato de Poesia – Doze meses menos um, Rascunho #4
27 de Abril – 21h45 Velha-a-Branca


Falávamos de uma porção de coisas, mas particularmente de um assunto que me interessava mais do que todos: eu própria. Quando pretendiam explicar-me, as outras pessoas anexavam-me para o seu mundo, irritavam-me; Sartre, pelo contrário, tentava situar-me no meu próprio sistema, compreendia-me à luz dos meus próprios valores, dos meus próprios projectos. (…) Em todo o caso eu devia preservar o que havia de mais admirável em mim: o meu gosto pela vida, a minha curiosidade, a minha vontade de escrever. (….)

Simone de Beauvoir – excerto de “ Memórias de um Menina Bem Comportada”, pág.307



O quarto rascunho de “DOZE MESES MENOS UM”, conjunto de recitais que o Sindicato de Poesia apresentará, na última segunda-feira de cada mês, durante 2009, mostra a Filósofa e Escritora - Simone de Beauvoir - através de obras como: “Memórias de uma Menina Bem Comportada”, “Os Mandarins” e “O Segundo Sexo”, e outras incursões por, Jean Paul Sartre, Arthur Rimbaud e Rosa Luxemburgo. Os textos serão ditos por: Armanda Machado, Ana Gabriela Macedo; Fernando Coelho; Gaspar Machado; Manuela Martinez; Marta Catarino e Sofia Saldanha (voz off). O recital intitulado - “Memórias de uma Menina Bem-Comportada” adopta o nome da conhecida obra de Simone Beauvoir e realizar-se-á, no dia 27 de Abril, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.

Simone de Beauvoir, escritora e feminista, esteve associada ao movimento filosófico existencialista que muito influenciou a cultura europeia do século passado e inteiramente ligada ao estudo dos condicionamentos sociais que estão na base da opressão das mulheres. Como refere a autora, no “ Segundo Sexo”: - «Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, económico, define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino».

Coordenação de Manuela Martinez.
Cumplicidades: Biblioteca Pública de Braga, Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.
Cúmplices: Maria de Fátima Afonso, Pedro Guimarães (fotografia), Rui Chaby (operação de som e vídeo).

Sem comentários: