Enviado pelo CDEUM:
IP/08/1893
Bruxelas, 5 de Dezembro de 2008
Lançamento na comunicação social do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação 2009
A Comissão Europeia lança hoje a sua campanha de comunicação para o Ano Europeu de Criatividade e da Inovação 2009 sob a divisa «Imaginar ─ Criar ─ Inovar». O objectivo deste Ano Europeu é promover abordagens criativas e inovadoras em diferentes sectores da actividade humana e preparar melhor a União Europeia para os desafios do mundo globalizado.
O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI) tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências‑chave do desenvolvimento pessoal, social e económico. Através desta iniciativa, a UE procura moldar o futuro da Europa no contexto da globalização, promovendo o potencial criativo e inovador que existe em todos nós. A UE adoptará um conjunto de medidas para chamar a atenção dos cidadãos para as questões mais importantes e promover um debate político sobre a melhor forma de explorar o potencial criativo e inovador da Europa. Tal como nos Anos Europeus anteriores, essas medidas incluirão a realização de campanhas de promoção, eventos e iniciativas aos níveis europeu, nacional, regional e local.
Em vésperas do início da campanha, o Comissário Ján Figel’ declarou: «Tanto a criatividade como a capacidade para inovar são qualidades humanas essenciais: são inerentes a todos nós e utilizamo-las em muitas situações e lugares, de forma consciente ou não. Com este Ano Europeu, gostaria que os cidadãos da Europa compreendessem melhor que ao promovermos os talentos humanos e a capacidade humana para inovar podemos activamente moldar a Europa para melhor e ajudá-la a explorar todo o seu potencial, tanto económico como social.»
A campanha de comunicação do Ano Europeu de 2009 será lançada pelo Comissário Europeu responsável pela Educação, Cultura, Formação e Juventude, Ján Figel', em colaboração com Mikel Irujo Amezaga (MPE), o Professor Edward de Bono ─ uma figura eminente na área do pensamento criativo e da inovação ─, o Professor Karlheinz Brandeburgo ─ professor de Tecnologias da Comunicação Social e director do Instituto de Fraunhofer para as Tecnologias Digitais da Comunicação Social ─, e Jordi Savall ─ célebre concertista, professor e investigador de música ─, sendo os últimos três, embaixadores deste Ano Europeu.
A conferência de imprensa terá lugar às 12h30, no edifício Berlaymont, e contará com a participação dos membros da Vienna Vegetable Orchestra, que mostrarão o seu engenho ao preparar os instrumentos para um concerto previsto para o início da noite do mesmo dia. Como exemplo de criatividade, a orquestra tocará instrumentos feitos unicamente com legumes. Este concerto inaugural assinalará, igualmente, a passagem do Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008 para o seu sucessor de 2009. Todos os jornalistas acreditados estão convidados a participar neste concerto, que será seguido de uma recepção.
O AECI é uma iniciativa horizontal e transversal, que envolve muitas áreas. Além da educação e cultura, abrange também as políticas de investigação, regionais e empresariais.
A inauguração oficial decorrerá em Praga, no dia 7 de Janeiro, com a presença do Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, e do Primeiro-Ministro checo, Mirek Topolánek. Todos os Estados-Membros estarão representados, nomeadamente através de coordenadores nacionais especialmente nomeados para o evento.
O lançamento do Ano Europeu na comunicação social inclui a inauguração do sítio Web http://www.create2009.europa.eu dedicado ao Ano Europeu, que apresentará notícias, eventos e actividades regularmente actualizados ao longo do ano, mensagens políticas/publicitárias, relatórios sobre os resultados das actividades e páginas separadas para os parceiros do Ano Europeu. Uma secção especial será dedicada a actividades realizadas nos Estados‑Membros.
Foram contactadas diversas personalidades com experiência reconhecida na área da criatividade e da inovação, no sentido de se tornarem Embaixadores do Ano Europeu. Vinte e quatro dessas personalidades aceitaram o convite, incluindo: Esko Tapani Aho, antigo Primeiro-Ministro finlandês, homem de negócios proeminente e autor de um relatório da UE sobre inovação; o Professor Bengt-Åke Lundvall, prestigiado investigador europeu na área da inovação; Sir Ken Robinson, uma autoridade mundial em matéria de criatividade e educação; Jonathan Paul Ive, responsável pelo design da empresa Apple; Jean-Philippe Courtois, Presidente da Microsoft International; o Professor Ernő Rubik, professor e inventor do famoso cubo Rubik, e Radu Mihăileanu, realizador e argumentista franco-romeno. Os embaixadores darão apoio ao Ano Europeu nos seus países e em todo o mundo, e participarão, sempre que possível, nos eventos com maior visibilidade.
Além disso, durante o Ano Europeu, está prevista a realização em Bruxelas de seis debates públicos sobre questões-chave relacionadas com a criatividade e a inovação, que servirão de plataforma para uma reflexão e troca de ideias susceptíveis de ser utilizadas mais tarde para o debate político neste domínio. Serão analisadas questões como a diversidade cultural, o sector público, a educação, a sociedade do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e as artes e indústrias criativas.
O concerto da Vienna Vegetable Orchestra terá início às 19:30, esta noite, dia 5 de Dezembro, no Teatro Molière. Os meios de comunicação social sediados em Bruxelas estão convidados a participar, mediante apresentação do respectivo cartão de imprensa, não havendo lugares marcados e até ao limite de capacidade da sala.
Para mais informações: http://www.create2009.europa.eu
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário